logo RCN

LETRINHAS DO RDB

Resultados de todos os cantos e campos

Os domingos da minha infância tinham três partes. Cada uma com sua importância e significado. As manhãs eram para largar a preguiça até chegar na hora do almoço e abocanhar um delicioso frango assado no forno, com a insuperável receita de minha mãe Veronica. A repetição do paladar representava que o maxilar sempre estaria se movimentando por uma boa causa. A lombeira depois de tantas gostosuras merecia um cochilo para de tarde estar pronto e alerta para os passeios até a casa da tia Belica, ou alguma outra novidade.

Depois das seis badaladas da tarde estava anunciada a chegada do breu da noite.  Hora de conferir se a lição estava feita e o que poderia vir para a semana que estava começando. Havia um momento todo especial quando meu pai Ango ligava o rádio de válvulas para sintonizar alguma rádio “de fora” (Rio ou São Paulo) e aguardar pela Resenha Esportiva. Isso representava a chance de ouvir os resultados dos campeonatos de todos os estados.

Nada comparado com os aplicativos de celular que trazem os gols em momento real. A Resenha Esportiva era diferente por ser uma passada única no mapa esportivo nacional, num tempo que o rádio era a única forma de interatividade com o mundo exterior. O efeito também poderia ser inverso, como aconteceu com minha avó ao ouvir em São Paulo estes mesmos resultados. Quase ao final de uma destas resenhas, dona Cantalícia ouve o nome do time do bairro de sua cidade de origem levando uma sapecada em um amistoso fora de Joinville: “Glória perde e de goleada”, anunciou o locutor. A ouvinte tenta interagir, mas nessa época o rádio só “falava” e não “ouvia” quem estava do outro lado, quando vovó lasca sem pestanejar: “Quem manda, deviam é ter ficado em casa”, foi sua exclamação, que fiquei sabendo através dos relatos de minha mãe Veronica.

 

 

 

- - - - - - - - - - -

Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de “Glória´s do Menino Jornalista”, uma coletânea com mais de 600 textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem vindos. Aguardo seu contato para prestar mais detalhes, através do e-mailrdbjoinville@gmail.com

 

Estátua do Cristo Redentor em Barra Velha será demolida Anterior

Estátua do Cristo Redentor em Barra Velha será demolida

Alesc lança na próxima semana Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço de Facção de SC Próximo

Alesc lança na próxima semana Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço de Facção de SC

Deixe seu comentário